La República Dominicana

Informações Gerais & Geografia

LOCALIZAÇÃO/GEOGRAFIA: A República Dominicana é um belo e cálido país que está localizado no coração do Caribe, rodeada pelo Oceano Atlântico ao norte, pelo Mar Caribe ao sul e ao centro leste da América Central. Ocupa dois terços da parte oriental da ilha de Hispaniola, a qual é compartilhada com a República do Haiti. É o segundo maior país do Caribe, com uma superfície de 48.442 quilômetros quadrados e apresenta uma área de floresta de 16 mil quilômetros quadrados.

CLIMA: O clima na ilha é tropical o ano tudo. A temperatura média é de 28 graus Celsius, sendo agosto o mês mais quente e janeiro o mais frio. No verão, a temperatura mais alta normalmente atinge 34 graus e a mais baixa no inverno é de 14 graus, com exceção de zonas montanhosas, onde pode cair até 0 graus.

POPULAÇÃO: Considerando o último censo, realizado no ano 2015, a população atual da República Dominicana é de ao redor de 10 milhões de habitantes. A capital é Santo Domingo com uma população estimada em  3 milhões de habitantes. A religião oficial é a Católica.

IDIOMAS: A língua oficial é o espanhol. Porém, é comum que em zonas turísticas como hotéis, os funcionários possam falar diversas línguas, como Português, Inglês, Alemão, Italiano e Francês.

FUSO HORÁRIO: A hora local é GMT -4. Tem uma hora à frente da Hora Padrão do Atlântico nos Estados Unidos durante o inverno. Diferentemente dos EUA, da Europa e do Brasil, a República Dominicana não possui horário de verão. Suas coordenadas são: 119 00 N, 40 70 W.

Tem uma costa de 1,576 km. Sendo, o Lago Enriquillo com 46 metros, o ponto mais baixo e, o Pico Duarte com 3.175 m, o mais alto. Ambos são excelentes atrações turísticas.

ELETRICIDADE: Volts/60 110 ciclos.

COMUNICAÇÃO.- A República Dominicana é colocada à frente dos países latino-americanos no sector das telecomunicações. Existe um serviço de discagem direta para o país, discando os códigos de área 809, 829 e 849. Várias empresas oferecem serviços de telefonia concorrentes locais e internacionais de telefones fixos e celulares, telefone com ligação direta, fax, e-mail e Internet, telefones, videoconferência, dados, entre outros. Centros de telecomunicações estão espalhados em todos os pontos turísticos do país.

INTERNET:  Código do País: do

TRANSPORTES:  Uma ampla rede de estradas conectam cidades e destinos turísticos pelo país.

Há disponibilidade de serviços de táxi, metrô, aluguel de carro, ônibus urbanos e interurbanos, e transporte aéreo doméstico de helicóptero ou avião.

SERVIÇOS GERAIS: Instalações médicas, ambulância aérea, câmara de descompressão, serviço médico no hotel, facilidades para emergências odontológicas e farmácias que oferecem serviço de 24 horas.

Sobre os regulamentos para os animais, o Departamento de Saúde Animal exige um certificado que ateste que o animal foi vacinado contra a raiva pelo menos 30 dias antes da chegada no país, e um certificado sanitário emitido por um curto tempo de 15 dias para permitir a entrada. Se há falta de apresentação desses documentos, o animal deve passar por uma quarentena de 30-80 dias, dependendo do país de origem.

História

A ilha Hispaniola, onde se encontra a República Dominicana, foi descoberta por Cristóvão Colombo, durante sua primeira viagem ao Novo Mundo, em 5 de dezembro de 1492. Foi colonizada pelos espanhóis, quem deixaram sua impronta manifestada a través dos monumentos, fortificações, igrejas, assim como o extermínio da raça taína, a qual foi extinta totalmente em menos de treze anos, sendo substituída pelos escravos africanos utilizados na indústria do açúcar. Depois surgiu a colônia Saint Domingue na parte oeste da colônia de Santo Domingo, cujas relações estiveram caraterizadas pelas constantes lutas pelo domínio territorial. A nova colônia queria se apropriar da parte leste e quando conseguiu se liberar da França, no ano 1804, invadiu a colônia Santo Domingo até que esta conquistou a sua independência, em 27 de fevereiro do ano 1844 e nasceu como nação sob o nome de República Dominicana.

Governo

O governo da República Dominicana é essencialmente civil, republicano, democrático y representativo. Está dividido em Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judicial, independentes no exercício das suas respetivas funções, determinadas pela Constituição.

A República Dominicana realiza eleições políticas cada quatro anos, para escolher o Presidente, Legisladores e Prefeitos (eleições presidenciais, congressuais e municipais).

O Presidente da República é o Licenciado Danilo Medina Sánchez, a Vice-presidente é a Dra. Margarita Cedeño de Fernández, eleitos para o período 2016-2020.

A República Dominicana está dividida em trinta e dois províncias e um Distrito Nacional que é a capital, chamada  Santo Domingo de Guzmán. As províncias são: Azua, Bahoruco, Barahona, Dajabón, Duarte, Elías Piña, El Seibo, Espaillat, Hato Mayor, Independencia, La Altagracia, La Romana, La Vega, María Trinidad Sánchez, Monseñor Nouel, Monte Cristi, Monte Plata, Pedernales, Peravia, Puerto Plata, Salcedo, Samaná, San Cristóbal, San José de Ocoa, San Juan, San Pedro de Macorís, Sánchez Ramírez, Santiago, Santiago Rodríguez, Santo Domingo Este, Santo Domingo Norte y Santo Domingo Oeste.

Educação & Cultura

Educação: Na República dominicana a educação é gratuita e obrigatória nos níveis de ensino inicial, básico e médio. A educação secundaria não é obrigatória, mas é gratuita. A educação superior é financiada pelo Estado.

O sistema educativo na República Dominicana está regulamentado pelo Ministério de Educação (MINERD) e o Ministério de Educação Superior, Ciência e Tecnologia (MESCYT).

O Ministério de Educação tem a missão de garantir aos dominicanos e dominicanas uma educação de qualidade mediante a formação de homens e mulheres libres, éticos, críticos e criativos, capazes de construir uma sociedade libre, democrática, justa e solidária, a fim de contribuir ao desenvolvimento nacional e ao próprio.  http://www.minerd.gob.do

O Ministério de Educação Superior, Ciência e Tecnologia tem a missão de fomentar, regulamentar, assessorar e administrar o Sistema Nacional de Educação Superior, estabelecendo as políticas, estratégias e programas tendentes a desenvolver os setores que contribuíam à competitividade econômica e ao desenvolvimento humano sustentável do país. http://mescyt.gob.do/

Além dos centros de ensino público, disseminados ao longo da geografia da República Dominicana, existem centros de ensino privados nos níveis inicial, básico, médio e superior (universidades).

CULTURA: A República Dominicana possui uma rica e vasta herança histórica e cultural, herdada das suas raízes indígenas, africanas e hispânicas, por isso, o país, embora pequeno, é uma impressionante mistura de expressões culturais, manifestadas na gastronomia, música, dança, pintura e escultura.

A gastronomia de República Dominicana é uma mistura, produto das suas raízes, sendo o arroz, feijão e carne o prato essencial da mesa dos dominicanos, e guarda muita similitude com o a culinária do Brasil, assim como o sancocho, o qual consiste em um caldo de carnes e vegetais, similar ao cozidão brasileiro. O casabe, o pão dos índios Taínos, é feito com a mandioca, constitui um alimento gostoso, muito apreciado pelos dominicanos e guarda semelhança com a tapioca do Brasil.

O merengue e a bachata são os ritmos musicais mais conhecidos internacionalmente dentre os ritmos dominicanos.

Os carnavais dominicanos têm muita projeção internacional e todos os anos muitos turistas curtem a alegria dos tradicionais carnavais durante todo o mês de fevereiro. Além dos carnavais do mês de fevereiro, existem outros nos povos do sudoeste do país.

O Ministério de Cultura da República Dominicana coordena o Sistema Nacional de Cultura, e é o responsável da execução e andamento das políticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento cultural. http://cultura.gob.do/ 

O povo dominicano é alegre, amável e hospitalário.

Turismo & Recursos Naturais

A República Dominicana é a melhor opção para curtir as férias. O destino ideal para desfrutar desse merecido descanso, a perfeita escapada da sua rotina.

Oferecemos a mais divertida e diversificada oferta, por isso somos líder do turismo na região do Caribe. Na República Dominicana você pode encontrar o melhor clima; praias paradisíacas, uma grande variedade hoteleira preparada para satisfazer a todos os gostos; campos de golfe de classe mundial; uma cidade, a primeira das américas, rica em história; e o melhor arco-iris gastronômico imaginável.

Na República Dominicana você encontrará o eterno sorriso de gente boa e hospitaleira, a gargalhada de um mar que nos torna únicos, carregado com o sol do Caribe, a alegria do merengue e da bachata, a certeza de fazer você se sentir em casa.

Na República Dominicana existem minas de ouro, bauxita, níquel, sal, âmbar, gás natural, prata, titânio, petróleo, cobre, ferro, gesso.

Em Santo Domingo estão os Parques Mirador do Sul e Mirador do Leste, Los Tres Ojos, o Parque Submarino La Caleta.

No Leste do país estão as ilhas Catalina e Saona, rodeadas por belas praias. Ao Nordeste está o Parque Nacional Los Haitises, que pertence à Bahia de Samaná, que junto com a Bahia da Prata são os lugares escolhidos pelas baleias que viajam desde a região Artica a se reproduzir.

No Norte estão a Lagoa Gri-Gri, o Parque Nacional La Isabela, o Parque Nacional Montecristi e as 7 ilhas chamadas de Los Cayos de los Siete Hermanos.

Na região Central estão os Parques J. Armando Bermúdez, José del Carmen Ramírez, o Pico Duarte, a montanha mais elevada do Caribe, os Saltos de Jimenoa e Baiguate e as reservas cientificas de Valle Nuevo e Ébano Verde.

Ao Sul, as dunas de Baní, zona desértica, com uma vegetação diferenciada, o Parque Nacional Jaragua, Parque Nacional Sierra de Bahoruco, o Lago Enriquillo, o maior lago d’água salgada do Caribe, a ilha Cabritos, que junto com o Lago compõem o Parque Nacional Ilha Cabritos, também se encontra a Bahia de las Águilas.

O Ministério de Turismo de República Dominicana é a entidade catalizadora da demanda de serviços turísticos, que contribui à identificação de oportunidades para a criação de mercados sociais, ecológicos e economicamente produtivos para República Dominicana.

AEROPORTOS INTERNACIONAIS:
Santo Domingo
Aeroporto Internacional Las Américas / Aeroporto José Francisco Peña Gómez (SDQ)
http://www.aerodom.com/app/do/lasamericas.aspx

Aeroporto InternacionalLa Isabela / Aeroporto Internacional Joaquin Balaguer  (JBQ)
http://www.aerodom.com/app/do/aeropuertos_laisabela.aspx

Punta Cana
Aeroporto Internacional de Punta Cana (PUJ)
http://www.puntacanainternationalairport.com/

Puerto Plata
Aeroporto Internacional Gregorio Luperón (POP)
http://www.aerodom.com/app/do/aeropuertos_puertoplata.aspx

La Romana
Aeroporto Internacional La Romana (LRM)
http://romanaairport.com/

Samaná
Aeroporto Internacional El Catey / Aeroporto Internacional Presidente Juan Bosch (STI)
http://www.aerodom.com/app/do/aeropuertos_samana.aspx

Santiago
Aeroporto Internacional El Cibao (STI)
http://www.aeropuertocibao.com.do/AIC/es/index.php

Barahona
Aeroporto Internacional María Montez (BRX)
http://www.aerodom.com/app/do/aeropuertos_barahona.aspx

Aeroportos Domésticos
Samaná – Arroyo  Barril (ABA)
Constanza – Constanza (COZ)
Cabo Rojo – Cabo Rojo (CBJ)
Montecristi – Montecristi (MTC)

Portos Marítimos
A República Dominicana recebe cruzeiros em vários portos que ficam no litoral centro-sul, (Santo Domingo), sudeste (La Romana), norte (Puerto Plata) e nordeste (Samaná e Punta Cana).

http://www.sectur.gob.do/#

http://www.godominicanrepublic.com/pt/

http://www.dominicandream.com/Version%20ESPANOL/Guia%20al%20viaje/Atractivos%20naturales/Atractivos%20naturales.htm

Economia

ECONOMIA:  A moeda da República Dominicana é o Peso dominicano. A principal atividade econômica é o turismo, com uma ampla oferta de hotéis localizados sobretudo nas belas praias, atrai turistas de diferentes partes do mundo, especialmente dos Estados Unidos, Canada, Rússia, Europa e da América Latina. As principais regiões turísticas são Punta Cana, Bávaro, Santo Domingo, Puerto Plata e Samaná. As remessas são uma importante fonte na economia dominicana. A agricultura foi substituída como a principal atividade econômica, mas ainda continua sendo uma importante fonte de geração de recursos, com cultivos importantes como a cana de açúcar, arroz, mandioca, cacau, café, tabaco, tomate, banana, manga e banana da terra.

A República Dominicana possui a maior economia do Caribe e América Latina e é conhecida pela sua atitude positiva ao investimento estrangeiro. Conta com um sólido setor financeiro e uma comunidade empresarial muito bem organizada.  Segundo o Banco Mundial é o país que tem recebido a maior quantidade de investimento estrangeiro direta no Caribe em 2012.

O Banco Central de República Dominicana é o órgão que cuida de executar as políticas monetária e cambiaria, conforme ao Programa Monetário aprovado pela Junta Monetária mediante o uso dos instrumentos estabelecidos na Lei Monetária e Financeira. Também emite notas e moedas de curso legal na República Dominicana e administra eficientemente as reservas internacionais do pais.

https://www.bancentral.gov.do/

O Ministério da Fazenda de República Dominicana é o responsável de elaborar, executar e avaliar a política fiscal, que compreende os ingressos, gastos e o financiamento do sector público, assegurando a sua sustentabilidade no marco da política  económica do Governo e da Estratégia Nacional de Desenvolvimento.

http://www.hacienda.gob.do/

O Ministério de Economia, Planificação e Desenvolvimento tem como missão conduzir e coordenar o processo de formulação, acompanhamento e avaliação das políticas macroeconômicas e de desenvolvimento sustentável para a obtenção da coesão econômica, social, territorial e institucional da nação.

http://economia.gob.do/mepyd/

Símbolos Pátrios

A bandeira da República Dominicana se caracteriza por uma cruz branca cujos braços divide-a em quatro quarteis, dois azuis e dois vermelhos e no meio da cruz está colocado o brasão que possui as cores da bandeira e leva no centro a Bíblia, aberta no Evangelho do São João, capitulo 8, versículo 32 e encima da Bíblia uma cruz, os quais surgem de um troféu integrado por duas lanças e quatro bandeiras sem brasão colocadas a ambos os lados, leva um ramo de louro ao lado esquerdo e um de palma ao lado direito. Está coroado por uma cinta azul, na qual se lê o lema Deus, Pátria e Liberdade. Na base tem outra cinta de cor vermelho cujos extremos estão orientados para acima, com as palavras República Dominicana.

O hino nacional é a composição musical patriótica que representa ao país e que, junto com a bandeira e o escudo tem categoria de símbolo pátrio. A letra foi composta pelo Emilio Prud´Homme e a partitura musical foi criada pelo maestro José Reyes no ano 1883.