III MOSTRA DO NOVO CINEMA DOMINICANO – 6-8 DEZEMBRO

NOVO CINEMA DOMINICANO NO CINE BRASÍLIA
DE 06 DE DEZEMBRO A 08 DE DEZEMBRO DE 2018

III edição da mostra exibe filmes recentes e premiados de República Dominicana

*Programação inclui títulos que estão entre os melhores filmes do país caribenho

 *Abertura com Sambá, de Israel Cárdenas e Laura Amelia Guzmán, sucesso de público e crítica naquele país

*Entrada franca

Em sua terceira edição, a Mostra Novo Cinema Dominicano, uma realização da Embaixada da República Dominicana no Brasil e da Direção Geral do Cinema Dominicano, se consolida no calendário de festivais da cidade que apresentam recorte da produção cinematográfica contemporânea. De 6 a 8 de dezembro, no Cine Brasília, o brasiliense terá oportunidade de ver, em primeira mão no Brasil, uma seleção de filmes recentes e premiados, alguns deles constando na lista dos melhores de todos os tempos no país.

A seleção deste ano inclui cinco títulos, entre ficções e documentários curtas e longas-metragens, produzidos a partir de 2013: os longas
Sambá (2013), sucesso de público e crítica na República Dominicana, Amanhã não esquece, e Cangote, indicado ao Oscar. E ainda os curtas Sinal Vermelho e Ato de Rebeldia.  

A mostra tem sessão de estreia na quinta-feira, dia 06, às 19h, com o premiado Sambá (2017), de Israel Cárdenas e Laura Amelia Guzmán. Na trama, Cisco volta para a República Dominicana após ter cumprido uma pena injusta em uma prisão norte-americana. Sua mãe alcoólatra apresenta um quadro de saúde delicado e a única forma de conseguir dinheiro é lutando no ringue de boxe.

CINEMA DOMINICANO – A produção cinematográfica da República Dominicana foi intensificada a partir de 2000, com a criação de mecanismos de incentivo. Hoje, é um dos instrumentos mais férteis de divulgação do país e importante veículo de construção da identidade cultural do povo dominicano. O cinema da ilha – que integra o arquipélago das Grandes Antilhas, no Caribe -, é caracterizado por ser independente e tratar com frequência de temas sociais. Embora o país tenha pouco mais 48.400 quilômetros quadrados e 10 milhões de habitantes, o ambiente cinematográfico conta com oito grandes festivais. São eventos como o Cine Global Dominicano, a Mostra Internacional de Cine de Santo Domingo, o Festival Internacional de Cine de Fine Arts e o Festival Internacional de Cine Independente de Santiago.

PROGRAMAÇÃO 

CINE BRASÍLIA

6/12 – 19h – Sambá / Sambá (abertura)
7/12 – 20h – Ato de Rebeldia / Acto de Rebeldía (curta metragem)
Amanhã não esquece / Mañana no te olvides
8/12 – 20h – Sinal Vermelho / Luz Roja (curta metragem)
Cangote / Cocote (encerramento)

#Cinema #RepúblicaDominicana