IV MOSTRA DO NOVO CINEMA DOMINICANO ESTREIA EM BRASÍLIA 1° DE NOVEMBRO

Brasília – 25 de outubro 2019 

Em sua quarta edição, a Mostra Novo Cinema Dominicano, uma realização da Embaixada da República Dominicana no Brasil e da Direção Geral do Cinema Dominicano, se consolida no calendário de festivais da cidade que apresentam recorte da produção cinematográfica contemporânea. De 1 a 3 de novembro, no Cine Brasília, o brasiliense terá oportunidade de ver, em primeira mão no Brasil, uma seleção de filmes produzidos em 2017 e 2018 e premiados.

A seleção deste ano inclui quatro títulos, entre curtas e longas-metragens: os longas Reinbou (2017), sucesso de público e crítica na República Dominicana, Os Leões (2018) e O que sinto por você (2018). E ainda o curta, As coisas que não falamos.
A mostra tem sessão de estreia na sexta-feira, dia 01 de novembro, às 20h, com Reinbou, dos diretores, David Maler e Andrés Curbelo, que traz a história de um pequeno herói de sete anos e sua busca pela verdade e como essa pesquisa inspira outras pessoas a seguir o mesmo caminho, porque em algum momento, o passado sempre volta para nós.

CINEMA DOMINICANO – A produção cinematográfica da República Dominicana foi intensificada a partir de 2000, com a criação de mecanismos de incentivo. Hoje, é um dos instrumentos mais férteis de divulgação do país e um importante veículo de construção da identidade cultural do povo dominicano. O cinema da ilha – que integra o arquipélago das Grandes Antilhas, no Caribe -, é caracterizado por ser independente e tratar com frequência de temas sociais. Embora o país tenha pouco mais 48.400 quilômetros quadrados e quase 11 milhões de habitantes, o país conta com oito grandes festivais como a Mostra Internacional de Cine de Santo Domingo, o Festival Internacional de Cine de Fine Arts, o Cine Global Dominicano e o Festival Internacional de Cine Independente de Santiago.  Além disso, a participação em Ibero América do mercado do cinema próprio é liderada pela República Dominicana com 26,4%, seguida pela Espanha (17,9%), Brasil (15,0%), Argentina (14,7%), Peru (14,7%). e Panamá (14,5%).

PROGRAMAÇÃO

01/11 (sexta-feira) Abertura -20h

Reinbou

Sinopse

Ángel Maceta, é um garoto do interior de 7 anos, que nunca conheceu seu pai, Puro Maceta. Tudo isso muda o dia em que encontra um livro mágico que vai lentamente revelando a história de seu pai. Vemos que os mesmos perigos que perseguiram a Puro Maceta anos atrás, ainda estão latentes na vida de Ángel até hoje. É uma história do nosso pequeno herói e sua busca pela verdade e como essa pesquisa inspira outras pessoas a seguir o mesmo caminho, porque em algum momento, o passado sempre volta para nós.

Diretores: David Maler y Andrés Curbelo
Ano: 2017
Duração: 1h30
Classificação Indicativa: Livre

Legendas em português – https://www.youtube.com/watch?v=hjgZzkSXFA4

 

02/11 (Sábado) – 20h

Os Leões

Sinopse

A comédia romântica conta a história de amor de dois jovens que, embora coincidam apenas no sobrenome León, pertencem a duas classes sociais muito diferentes. Um de seus protagonistas é José Miguel (Ozuna), um jovem humilde e trabalhador que consegue obter uma bolsa para estudar em uma universidade de prestígio, onde conhecerá Nicole León (Clarissa Molina), filha do magnata das telecomunicações Don Camilo León (Raymond Pozo) , da qual ele se apaixonará loucamente e pelo qual descobrirá um mundo totalmente diferente ao qual estava acostumado. O casal acaba sendo descoberto pelo pai de Nicole, que está procurando o melhor para sua filha amada e está convencido de que é melhor ela continuar com os negócios da família que um dia herdará e se casará com Frederic (Jaime Mayol), seu ex-namorado. Ambas as famílias, separadas pela classe social, buscarão maneiras de o jovem casal se separar, realizando inúmeras situações difíceis, onde, finalmente, o amor desses dois jovens sempre prevalecerá.

Diretor: Frank Perozo
Ano: 2018
Duração: 1h30
Classificação Indicativa: 14 anos
Legendas em português https://www.youtube.com/watch?v=Lmq0hKUWbEo

03/11 (Domingo) – 20h

As coisas que não falamos (curta)

Sinopse

Acreditando que sua morte está próxima, Pierre, um velho solitário que sofre de Parkinson e depressão, decide ter uma conversa um pouco atrasada com Rose, sua esposa morta.

Diretora: Soleidy Mendez
Duração: 14´55”
Classificação Indicativa: L

20h15 – O que sinto por você

Sinopse

Baseado em três histórias reais paralelas. Ana (Yordanka Ariosa) é uma mãe solteira, abandonada pelo marido e é deixada sozinha com seus dois filhos adolescentes autistas, lutando para ser aceita pela comunidade. Sua perseverança gera uma grande transformação. O casamento de Jorge (Frank Perozo) e Diana (Nashla Bogaert) está em colapso, tentando por oito anos ter filhos sem sucesso. Uma virada inesperada mudará sua vida para sempre. Carlos (Félix Germán) é o pai de uma criança com síndrome de Down, que participa de Olimpíadas Especiais América Latina, forçando-os a viver juntos durante a competição, mudando seu relacionamento.

 Diretor: Raúl Camilo
Ano: 2018
Duração: 1h30
Classificação Indicativa: L

Legendas em português – https://www.youtube.com/watch?v=1I1V6_v13WM

SERVIÇO

IV Mostra Novo Cinema Dominicano

Data: 01 a 03 de novembro
Local: Cine Brasília (EQS 106/107)
Horários: ver programação

ENTRADA FRANCA