Paraná e República Dominicana querem fortalecer parceria comercial

Curitiba – Paraná

18 de novembro 2019

 

O Governo do Paraná estabeleceu os primeiros contatos para uma futura parceria com a República Dominicana. Inicialmente, o acordo de cooperação prevê ações nas áreas comercial e cultural, com reflexo também no turismo. Um protocolo de intenções será assinado nos próximos dias, formalizando a relação internacional. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18) pelo governador em exercício Darci Piana durante reunião com o Embaixador Extraordinário da República Dominicana no Brasil, Alejandro Zarzuela, no Palácio Iguaçu.

“Devido ao tamanho de sua economia, o Paraná acaba despertando o interesse de diversos países. Esse intercâmbio é fundamental para incrementar e complementar o setor produtivo, ampliando nossa participação no mercado mundial”, destacou Piana.

Tanto o Paraná quanto a República Dominicana vão buscar incrementar o fluxo comercial por meio de interesses em comum. A intenção, explicou Zarzuela, é que os agentes públicos sirvam como uma ponte capaz de encurtar caminho entre os empresários locais, facilitando a comunicação ao identificar possibilidades de acordos bilaterais.

“Por decisão do governo da República Dominicana, devemos incrementar o fluxo comercial com o Brasil. E identificamos no Paraná todas as condições para estabelecermos esse contato”, disse o embaixador. “Vamos abrir portas para que os setores produtivos possam buscar oportunidades de um lado e do outro”, completou. O país caribenho se destaca pela exportação de ouro, cana-de-açúcar, ferro níquel e tabaco, especialmente na produção de charutos.

TURISMO – Zarzuela lembrou que o país é a décima ilha mais populosa do mundo e o destino turístico mais visitado do Caribe. Essa experiência, ressaltou, pode ser compartilhada com o Paraná dentro das ações do Estado para incrementar o setor turístico. “O turismo é uma forma muito importante para gerar riqueza”, ressaltou.

De acordo com ele, a República Dominicana recebe cerca de 7,5 milhões de turistas por ano, uma população itinerante que representa cerca de 70% da população nativa, estimada em 10,7 milhões de pessoas.

“Esse relacionamento é importante e reforça a boa intenção de ambas as partes em se conhecerem melhor”, afirmou Piana. A área de turismo é um ponto fundamental da gestão Carlos Massa Ratinho Junior e sempre podemos avançar”, acrescentou Hudson José, secretário de Estado da Comunicação Social e Cultura.

CULTURA – O protocolo de intenções prevê, ainda, intercâmbios na área cultural. A República Dominicana tem se destacado nos últimos anos pelo fortalecimento do setor cinematográfico. O Paraná tem interesse em conhecer o modelo de produção do país, baseado em incentivos fiscais por parte do Estado. Uma comitiva paranaense deve fazer uma visita técnica para conhecer a política local.

“A República Dominicana tem uma presença cultural intensa, principalmente na área de cinema. São várias aproximações possíveis, estamos estimulando para que o intercâmbio aconteça efetivamente”, explicou o secretário Hudson José. “Queremos que o Paraná ganhe cada vez mais visibilidade internacional.” complementou.

Publicado por Agência de Notícias do Paraná: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=104672&tit=Parana-e-Republica-Dominicana-querem-fortalecer-parceria-comercial&fbclid=IwAR1AtlsfRE8-ng-UyjLjJKHWz-MtIt7sfboiOsr0e_KBEdvwJj4kMoUu9-I