EDUCAÇÃO: Na República Dominicana a educação é gratuita e obrigatória nos níveis de ensino inicial, básico e médio. A educação secundaria não é obrigatória, mas é gratuita. Também, a educação superior é financiada pelo Estado.
O sistema educativo na República Dominicana está regulamentado pelo Ministério de Educação (MINERD) e o Ministério de Educação Superior, Ciência e Tecnologia (MESCYT). O Ministério de Educação tem a missão de garantir aos dominicanos e dominicanas uma educação de qualidade, mediante a formação de homens e mulheres libres, éticos, críticos e criativos, capazes de construir uma sociedade libre, democrática, justa e solidária, a fim de contribuir ao desenvolvimento nacional e ao próprio.
http://www.minerd.gob.do
O Ministério de Educação Superior, Ciência e Tecnologia tem a missão de fomentar, regulamentar, assessorar e administrar o Sistema Nacional de Educação Superior, estabelecendo as políticas, estratégias e programas tendentes a desenvolver os setores que contribuíam à competitividade econômica e ao desenvolvimento humano sustentável do país.
http://mescyt.gob.do/
Além dos centros de ensino público, disseminados ao longo da geografia da República Dominicana, existem centros de ensino privados nos níveis inicial, básico, médio e superior (universidades).
CULTURA: A República Dominicana possui uma rica e vasta herança histórica e cultural, herdada das suas raízes indígenas, africanas e hispânicas, por isso, o país, embora pequeno, é uma impressionante mistura de expressões culturais, manifestadas na gastronomia, música, dança, pintura e escultura.
A gastronomia de República Dominicana é uma mistura, produto das suas raízes, sendo o arroz, feijão e carne o prato essencial da mesa dos dominicanos, e guarda muita similitude com a culinária do Brasil, assim como o sancocho, o qual consiste em um caldo de carnes e vegetais, similar ao cozidão brasileiro. O casabe, o pão dos índios Taínos, é feito com a mandioca, constitui um alimento gostoso, muito apreciado pelos dominicanos e guarda semelhança com a tapioca do Brasil. Por outro lado, A música e o esporte são de grande importância na cultura local, sendo merengue e bachata a dança e a música nacional, respectivamente, e o basebol o esporte favorito.
Os carnavais dominicanos têm muita projeção internacional e todos os anos muitos turistas curtem a alegria dos tradicionais carnavais durante todo o mês de fevereiro. Além dos carnavais do mês de fevereiro, existem outros nos povos do sudoeste do país. O povo dominicano é conhecido por ser alegre, amável e hospitalário.
O Ministério de Cultura da República Dominicana coordena o Sistema Nacional de Cultura, e é o responsável da execução e andamento das políticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento cultural.
http://cultura.gob.do/
O povo dominicano é alegre, amável e hospitaleiro.