Sobre o Embaixador

ALEJANDRO ARIAS ZARZUELA

Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Dominicana perante da República Federativa do Brasil

CURRÍCULO

Alejandro Arias Zarzuela nasceu na cidade de Santo Domingo, República Dominicana, em 1º de julho de 1971. Estudou os ensinos básico, primário e secundário no Colégio Dom Bosco de Santo Domingo.

É formado em Direito pela Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra. Obteve o grau de mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal; e MBA em Gestão de Projetos Público-Privados pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas, República Federativa do Brasil.

Cursou Pós-Graduação em Finanças e Gestão do Sector Público no Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal.

Antes de sua nomeação como Embaixador da República Dominicana no Brasil, ocupou cargos diplomáticos nas embaixadas da República Dominicana junto ao Reino da Espanha, Portugal e República Federativa do Brasil.

É funcionário público da Carreira Diplomática e Consular da República Dominicana e ocupou os cargos de Coordenador da Comissão de Revisão e Adaptação do Marco Legal Consular e Migratório da República Dominicana no Ministério das Relações Exteriores e Encarregado de Projetos do Vice-Ministério de Relações Exteriores para Assuntos Consulares.

Também foi Representante do Ministério das Relações Exteriores perante o Grupo de Consulta da Conferência Regional sobre Migração (CRM), Processo de Puebla; e Chefe Interino do Departamento Consular do Ministério das Relações Exteriores.

Foi professor da Escola Consular e Diplomática do Ministério das Relações Exteriores da República Dominicana.

É pai de Alejandro, Daniel Andrés e Jorge Ernesto