Merengues sinfônicos, a história gráfica de um concerto inédito

Brasília – DF, 10 de setembro de 2020

A artista brasileira Marília Ferrer, fez uma bela pintura em homenagem ao maestro dominicano Ramón Orlando Valoy, pelo concerto de Merengues Sinfônicos apresentado com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília.

O embaixador Alejandro Arias Zarzuela recebeu a magnífica obra das mãos da autora, o maestro Claudio Cohen, diretor do OSTNCS, acompanhou a entrega.   

Em fevereiro de 2019, a Embaixada da República Dominicana no Brasil comemorou os 175 anos da Independência Nacional com um repertório de 10 arranjos musicais do maestro Valoy, com orquestração de Eugenio Van Der Horst. O concerto dos Merengues Sinfónicos é o primeiro do género a ser apresentado a nível internacional, abrindo um espaço através do qual a cultura dominicana se posiciona no seio do povo brasileiro, oferecendo a oportunidade de ter uma presença maior.

O maestro Valoy viajou a Brasília com os músicos dominicanos Julio César Félix Rivas, José Rafael Díaz Guzmán, Humberto Flores Miliano e Julio César Féliz Vilorio, para integrar a orquestra sinfônica brasileira. É a primeira vez que um show dessa natureza é apresentado no Brasil, a combinação agradou ao público que lotou o Cine Brasília e alguns convidados, estimulados pela música dominicana, se levantaram para dançar.

O evento contou com o apoio institucional do Ministério das Relações Exteriores da República Dominicana, do Ministério de Cultura da República Dominicana, da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal do Brasil e com o patrocínio do Banco de Reservas da República Dominicana, do Conselho de Aviação Civil e do Departamento Aeroportuário da República Dominicana.

Fotos Concerto Merengues Sinfônicos

#cultura #diplomaciapublica #diplomaciadigitalrd

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.